BLOG


Blog DREAMPX - Portfólio, Dicas, Tutoriais e Sugestões.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CUIDADO COM "SERVIÇOS GRÁTIS" NA INTERNET !


Gostaria de escrever uma matéria sobre "Serviços e sites grátis" ou coisas do gênero. Aprendi algo na vida. "Nada é de graça, e o barato pode sair muito caro !".

Como funciona isso? Existem empresas na internet, que atendem um público específico que não está a fim de pagar por um site. Trata-se de um público que se propõe a por a mão na massa e fazer seu próprio web site mesmo que de maneira meio improvisada e não técnica mas só pra “quebrar um galho”.

Normalmente esses usuários não precisam de um site profissional, querem algo simples somente para poder "Estar na Internet".





Muitas são as desvantagem desses serviços grátis, e nesta matéria será listado algumas delas.

TECNICAMENTE, O SEU SITE SERÁ IGUAL AO DE CENTENA DE PESSOAS.
Um site de sucesso é aquele que, dentre muitos fatores, consegue se sobresair aos concorrentes graças ao posicionamento de seus títulos, à colocação correta de suas palavras-chave (úteis ao Google) e uma centena de fatores técnicos aparentemente insignificantes, mas que fazem um site subir ou descer de posição nas buscas, trazendo mais ou menos pessoas às suas páginas.

No momento em que você usa um site pronto, você tem um sistema idêntico tecnicamente a centenas ou até milhares de outros sites na internet, o que deixa você em uma desvantagem competitiva logo de início.


POUCA CREDIBILIDADE
Hoje em dia, os usuários estão cada vez mais inteligentes e espertos no quesito internet. E ter em mente que a empresa que ele está visitando o site não pagou por aquilo com certeza não passará uma confiança para esse usuário seguir em frente. Seria como se você avistasse um posto de gasolina com o litro da gasolina custando R$ 0,99. No mínimo uma dúvida rondaria sua cabeça.

RECURSOS LIMITADOS
No geral, tudo será limitado. Espaço de armazenamento de arquivos e e-mails limitados (geramente 5 contas) são alguns bons exemplos, e no final para ter um serviço de qualidade, você sempre terá que pagar algo, ou para aumentar seu espaço de armazenamento, contas de email, estilos e ferramentas diferentes, etc.

INSTABILIDADE NA HOSPEDAGEM
Geralmente esses "sites grátis" hospedam milhares de outros sites, utilizando servidores compartilhados, o que pode gerar uma instabilidade muito grande de acesso ao site e utilização dos emails. Isso pode ser muito ruim.

INSEGURANÇA NA CONTINUIDADE DO SERVIÇO
Imagine sua empresa na internet e da noite para o dia não existe mais.
Isso já aconteceu com outras empresas que oferecem o mesmo serviço e pode ocorrer novamente.
Vários motivos podem levar a essas empresas a descontinuar o serviço. E como trata-se de um serviço grátis, não existe nenhum vínculo de contrato que irá garantir que seu site ficará sempre disponível, e nada garante que você poderá nem sequer a ter o acesso ao backup de seu conteúdo. Sinceramente, uma empresa séria não irá querer isso.

PERSONALIZAÇÃO ZERO
Você não conseguirá colocar aplicações de interatividade (chat room, games, botões de mídias sociais…). E não pense que aquele seu amigo programador conseguirá pois essas plataformas são fechadas. Você ficará amarrado aos recursos da plataforma, e isso pode ser muito ruim.

PROPAGANDA EM SEU SITE
Quando se contrata esse tipo de serviço, você deverá estar ciente de que sempre haverá algum tipo de propaganda em seu site. É uma maneira dessas empresas lucrarem de alguma forma. Empresas de credibilidade não querem isso, pois sabem que poderão ser prejudicadas com a divulgação desses anúncios.

MUITAS RECLAMAÇÕES
Você poderá conferir que existem muitas reclamações em sites do tipo "Reclame aqui". Isso porque realmente existem muitas pessoas que já enfrentaram vários problemas com esse tipo de serviço grátis.

ENDEREÇO CONFUSO
Dificilmente seu domínio será “www.seudominio.com.br“. Ele provavelmente terá o nome da plataforma entre os pontos, o que dificulta a memorização da sua marca. Exemplo: “www.seudominio.sitegratis.com.br

UMA HORA VOCÊ TERÁ QUE PAGAR
A maioria das empresas oferecem uma plataforma grátis para que você possa sentir necessidade de certas coisas que irão fazer falta, e quando você for pedir, será cobrado.

OS MOTORES DE BUSCA DE SITES NÃO ENCONTRARÃO SEU SITE
Este é o problema mais grave (na minha visão, profissional de SEO). Não há nenhuma garantia que o Google ou Yahoo ou qualquer outro site de busca indexará o seu site. Mas o ponto é que quem cria um site, criou porque quer ser visto, e com os motores de busca não indexando tudo isso, não será possível, e o que poderia ser uma ótima oportunidade será só um sonho que não se realizará.
Porque  os motores não indexariam seu site? A lista é simples, rápida e objetiva:

1 – Poucas páginas falando do seu conteúdo: Um site grátis limita o número de páginas que você poderia falar sobre o seu conteúdo e isso prejudica muito na relevância do assunto.

2 – Não existem atualizações: Como dito, as plataformas são fechadas, você não conseguirá atualizar seu conteúdo, mexer na disposição dos textos, adicionar ou excluir posts, dicas etc… E de novo a sua relevância está indo lá pra baixo.

3 – Nenhum backlink: Lembra do posto de gasolina? Você indicaria para algum amigo seu? Pois é, qual site irá indicar outro site que usa plataforma grátis? Principalmente porque a aparência das plataformas gratuitas são “pouco profissionais”

Ou seja, do mesmo jeito que você não daria importância para aquele posto de gasolina, a internet como um todo (motores de busca, usuários…) também não dará.

Lembre-se que o seu site fará parte da sua comunicação, das suas vendas, e além de tudo isso, da sua IDENTIDADE. E hoje, a identidade online é igual ou até mesmo maior que a off-line. Então podemos concluir que “investir em um site” é mais que pagar por uma página na web. É firmar a sua qualidade como organização em todos os âmbitos fidelizando seu cliente e, para novos clientes, chamando sua atenção.

Partindo do princípio que o seu negócio é o seu sonho, não se aventure em coisas limitadas e sem garantia alguma, afinal é a imagem de seu negócio  que está em jogo.

Pessoalmente prefiro sempre pagar por serviços e produtos de qualidade, pois tenho a garantia de que poderei cobrar futuramente caso tenha algum problema.

Existem ferramentas que se bem configuradas, podem ser muito úteis, desde que se obedeça a política de privacidade e limites estabelecidos pela empresa que oferece o serviço. Um exemplo é o Blogger do Google, uma ferramenta muito boa mas que não deve ser utilizada de forma independente, e que deve ser configurada de forma personalizada, para não prejudicar a marca da empresa usuária do serviço.

Finalizo o texto com a seguinte frase: "Acha caro contratar um profissional, espere até contratar um amador."

Nenhum comentário:

Postar um comentário